Site Loader
Saiba a hora certa de trocar seus pneus agrícolas e manter a alta produtividade
Compartilhar:

Por mais cuidados que você tenha com seus pneus agrícolas, uma hora é preciso trocá-los por outros novos — ou fazer recauchutagem. Como qualquer produto, eles têm uma vida útil limitada e é importante que o produtor rural saiba reconhecer o fim do seu ciclo para fazer a substituição necessária e manter as máquinas operando em sua máxima eficiência. Isso pode ser percebido de duas formas:

Observação visual

Verifique se as barras de tração estão desgastadas, pois isso pode ser um sinal de que é preciso trocar seus pneus agrícolas.

Fique de olho

O desgaste das garras maior que 80% é um indicador de que os pneus que está usando não estão mais funcionando com excelência e podem comprometer o trabalho no campo.


Comportamento da máquina

Ao conduzir o equipamento no dia a dia também é possível notar a necessidade de troca dos pneus, sentindo como a máquina se comporta quando está em atividade e se a capacidade de tração está reduzida e a patinagem elevada.

O que fazer com o pneu usado?

Quando um pneu chega ao fim de sua vida útil, ele deve ser deixado em um ponto de coleta para reciclagem. Clique aqui e confira no site Titan onde se localiza o mais próximo de você.

Ciclo do pneu
Destinação

No Brasil, uma das formas mais comuns de reaproveitamento dos pneus que não servem mais é como combustível alternativo para as indústrias de cimento. Outros usos são como componentes na fabricação de solados de sapatos, borrachas de vedação, dutos pluviais, pisos para quadras poliesportivas, pisos industriais, asfalto e tapetes para automóveis.

Veja os pontos de coleta da sua cidade:
www.reciclanip.org.br/v3/pontos-coleta/brasil

Titan Meio Ambiente

A Titan é certificada nas normas ISO9001 e ISO14001, que permitem gerenciar da melhor forma possível os impactos ambientais, econômicos e sociais, assim como a qualidade de seus processos, serviços e produtos. Todos os resíduos industriais gerados são controlados e destinados de forma a atender a todas as legislações vigentes.

Em atendimento à Resolução CONAMA 416, a Titan está associada à Reciclanip, que é responsável pela coleta e destinação de pneus inservíveis em território nacional.

5 dicas importantes de manutenção

5 dicas importantes de manutenção

Até que seus pneus agrícolas fiquem sem condições de uso e o momento da troca chegue, alguns cuidados podem aumentar a sua durabilidade. Sabemos que diversos outros detalhes da lavoura exigem a atenção do produtor rural, que muitas vezes acaba deixando os pneus em segundo plano, mas se você se preocupa com o desempenho da sua operação e tem como meta a alta produtividade, é fundamental realizar uma manutenção, seja ela preventiva ou corretiva. Por isso, confira as orientações a seguir!

1. Siga a calibragem recomendada
Cada pneu tem uma pressão de inflação correta, que varia de acordo com a capacidade de carga da máquina agrícola e do implemento. É fundamental consultar a recomendação do fabricante para calibrar os pneus em função da carga utilizada, de forma que o veículo faça menor pressão sobre o solo para não compactá-lo.

2. Controle a pressão
Monitorar a pressão interna dos pneus é o principal cuidado que se deve ter com os pneus agrícolas e pode ser feito de forma muito simples, usando um medidor de pressão. O ideal é que a medição seja realizada semanalmente e sempre antes de iniciar a operação. Com essa verificação frequente, você alcançará um melhor desempenho do seu equipamento e prolongará a vida útil dos seus pneus.

3. Calcule o índice de patinagem
O excesso de patinagem do pneu pode prejudicar o desempenho da operação em diversos aspectos. Ele retira a força de tração da máquina, contribui para o aumento no consumo de combustível, reduz o rendimento e desgasta os pneus e outros componentes mecânicos. Por isso, é importante que o produtor rural verifique o índice de patinagem.

4. Cuidado com a armazenagem
Os cuidados com os pneus agrícolas passam inclusive pela sua armazenagem. O local e a forma como você os guarda podem impactar na sua durabilidade. Não é recomendado que eles sejam armazenados ao ar livre, quando não houver local coberto para armazenagem, os pneus devem ser cobertos por lonas, atentando para que não haja acúmulo de água. Outra recomendação é manter o pneu longe do contato com água, graxa, produtos químicos ou óleos, e não deixá-lo próximo a motores elétricos, pois eles liberam ozônio que danifica seu material. Além disso, caso o pneu seja mantido na máquina, o ideal é que não incida carga sobre ele. Uma sugestão é manter o trator levantado com calço, mas, se não for possível, o ideal é mudar a posição da área de contato semanalmente.

5. Chame um especialista para montagem, desmontagem e reparação
Você fez a percepção visual ou observou o comportamento do veículo e está na hora de trocar seus pneus agrícolas? Não faça isso sozinho, pois este é um procedimento perigoso. Para desmontar — e também para montar e reparar — o pneu agrícola, consulte um especialista que garanta a realização desses serviços de forma correta e, principalmente, com segurança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *