Site Loader
Plantadeira robô promete revolucionar atividade no campo sem uso de trator
Compartilhar:

Já falamos por aqui que o uso da tecnologia está cada dia mais presente e favorável ao trabalho rural, sendo um forte aliado da produtividade e, muitas vezes, da economia de recursos. Seguindo a tendência da automatização de processos, proporcionado pela mecanização e posteriormente pela tecnologia agregada, uma das últimas novidades em relação a equipamentos agrícolas é a DOT Seed Master, uma plantadeira robô que trabalha de forma totalmente autônoma e sem trator.

A máquina inovadora, que está disponível no mercado desde 2018, foi produzida por pesquisadores canadenses e promete diversos benefícios, como:

Economia de combustível

Economia de combustível.

Redução de emissões de gás carbônico

Redução de emissões de gás carbônico.

Maior precisão no plantio

Maior precisão no plantio.

Possibilidade de usar o mesmo motor como unidade de força para outros maquinários “em forma de robô”

Possibilidade de usar o mesmo motor como unidade de força para outros maquinários “em forma de robô”.

Menor Compactação de Solo por operar sem o trator e tambem substituir Pulverizadores e Distribuidores.

Menor Custo de Operação, um dos grandes impactantes no mercado brasileiro.

Veja mais detalhes sobre o equipamento:

Qual é o motor do robô?

Qual é o motor do robô?

Ele possui um motor Cummins de 164hp montado em um chassi no formato de “U”, que se encaixa na parte dedicada ao plantio e fornece energia para todo o equipamento.

Qual é o peso e a altura?

Qual é o peso e a altura?

O robô pesa quase 4 toneladas e tem 9 metros de largura. A versão atual tem a capacidade de trabalhar ainda como pulverizador, tanque graneleiro e rolo faca.

É fácil de ser operada?

É fácil de ser operada?

Segundo o fabricante, sim. O planejamento do plantio, a operação do sistema e o processamento das informações são todas realizadas por meio de computadores, via rede sem fio. A DOT pode ser operada em modo totalmente autônomo em grandes terrenos ou por controle remoto em pátios e galpões de equipamentos.

E quando encontra obstáculos, o que acontece?

E quando encontra obstáculos, o que acontece?

A plantadeira robô é capaz de detectar obstáculos pelo caminho a uma distância de até 100 metros. Isso ocorre devido a um conjunto de sensores, que são muito mais precisos e atentos do que um humano. A plantadeira também reage mais rapidamente do que os humanos, porque não baseia suas decisões na emoção. Em vez disso, atualiza imagens do mundo físico em torno de si e processa os dados na velocidade da luz, para que tenha sempre os dados e algoritmos necessários para tomar boas decisões.

Por que permite ainda economizar combustível e reduzir emissões de CO2?

Por que permite ainda economizar combustível e reduzir emissões de CO2?

Há muitos ganhos de eficiência em ter o equipamento acoplado diretamente na plataforma de energia. Um deles é a redução geral dos requisitos de peso. A estimativa é de que mais de 20% do consumo de energia e combustível seja consumido apenas para mover um trator normal.

https://www.youtube.com/watch?v=TQUZjldryZ8&feature=youtu.be

Ficou impressionado com a inovação? Agora imagine só uma plantadeira dessa bem ajustada e com os pneus ideais! Sonho de consumo, não é mesmo?

E você? O que gostaria de automatizar na sua fazenda?

Fontes:
www.comprerural.com
www.seedotrun.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *