Site Loader
Entenda o que coletes à prova de balas e aeronaves têm em comum com pneus de alta tecnologia
Compartilhar:

Com os avanços tecnológicos e a busca constante por inovações das grandes indústrias, tem sido cada vez mais corriqueiro o aproveitamento de tecnologias usadas em determinados setores por outros ramos completamente diferentes. Isso ocorre devido à eficácia comprovada de certos recursos em alguns produtos ou processos produtivos. Diante do sucesso, sua aplicação é testada em materiais ou operações similares para verificar a viabilidade do uso e, muitas vezes, o resultado é surpreendente.

Amortecedor de Aramida

Amortecedor de Aramida

Na indústria de pneus, essa prática tem alcançado desempenhos fantásticos. Na linha de pneus Goodyear Farm Tires Radial, por exemplo, medidas específicas possuem cintas amortecedoras de aramida, que são fibras de alta resistência mecânica e térmica, muito utilizadas em coletes à prova de balas e em blindagem automotiva. O material garante aos pneus uma carcaça mais reforçada, maior resistência contra cortes e perfurações, e ainda uma melhor performance. Para se ter uma ideia, os pneus robustos contam com uma resistência superior a do aço, comumente utilizado na construção de pneus radiais.


Tecnologia Aero Tie-In

Tecnologia Aero Tie-In

Outra tecnologia que serve para mais de um setor é a Aero Tie In, primeiramente empregada na indústria aeroespacial e que hoje também é usada na produção de pneus da Titan. Trata-se de uma forma diferente das tradicionais de fazer a amarração das lonas da carcaça e que garante reforço na área do talão.

Você conhece alguma outra tecnologia explorada por mais de uma indústria? Comente aqui. Nós queremos saber!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *