Site Loader
Compartilhar:
VEJA AQUI a versão em espanhol

Junto com a crise sanitária causada pela pandemia do coronavírus, que paralisa o país e o mundo, uma nova crise já se descortina com o fechamento temporário de comércios, indústrias e serviços em geral: a crise econômica, que estimam os economistas, será do mesmo patamar ou maior do que a ocorrida em 2008.

Mas enquanto o país inteiro segue a recomendação de ficar em casa para evitar uma propagação maior do vírus, existe uma outra classe, além da médica, que também segue firme na linha de frente para garantir o fornecimento de alimentos para a população: o agronegócio.

Representando um terço do PIB (produto interno bruto) brasileiro, a força do agro pode ser mais uma vez decisiva para tirar o país da crise. Se em outros momentos da história, o fato de sermos um país agrícola – em vez de industrializado, como as principais economias do mundo – foi motivo de crítica, hoje, é esta força que nos diferencia do resto do mundo e que deve ajudar a nossa economia a se recuperar mais rapidamente.

O agro não para e segue forte. Exemplo disso é a estimativa divulgada na última semana de que o Brasil deve colher 120,6 milhões de toneladas de soja este ano (dados da APROSOJA Brasil). O número é um recorde histórico para o país que se torna o maior produtor do grão no mundo.

É por notícias assim que o agro vem sendo apontado como a saída para a crise econômica. A Titan se inspira nesta força e vai continuar apoiando o agronegócio com as melhores tecnologias para extrair do campo a maior riqueza do nosso país.

5 fatos sobre a força do agronegócio brasileiro

5 fatos sobre a força do agronegócio brasileiro

1. Estima-se que em 2050, a população mundial chegue a 9 bilhões de pessoas, aumentando a demanda por produtos e implicando em um crescimento de 70% da produção de alimentos. Com grande potencial para a produção agrícola e clima que permite plantações o ano todo, o Brasil terá grande influência e participação na segurança alimentar das próximas gerações.

2. O Brasil é referência em tecnologia voltada para a agricultura tropical, como pesquisas em relação à fertilidade do solo, manejo de culturas, controle de pragas e doenças, técnicas de irrigação, entre outros. As diversas descobertas e inovações garantem o aumento da produtividade das culturas brasileiras e contribuem para a diminuição do custo de alimentos básicos.

3. Responsável por 10% da produção agrícola do mundo, o Brasil é o maior exportador de soja, café, suco de laranja e açúcar, e o segundo maior exportador de milho. O país é também o maior exportador de carne bovina e de frango.

4. O Brasil tem se mostrado incansável na busca pela sustentabilidade da agricultura. A alteração nos padrões do clima global, a diminuição de terras cultiváveis e a baixa quantidade de água disponível no solo, fazem com que o país venha buscando continuamente novos procedimentos para assegurar a viabilidade e a sustentabilidade da agricultura, diminuindo o desperdício e os impactos ao meio ambiente.

5. A pecuária gera 18% das exportações do agronegócio nacional. Considerada uma das principais áreas em termos de produção de riqueza do país, a pecuária brasileira é fundamental para o aumento do PIB brasileiro. Com grande demanda, do mercado interno e de outros países, tem produção de baixo custo e a oferta de produto de alta qualidade.

Fonte: Agrosmart

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *