13/05/2021

Como ler um pneu em poucos passos

Desempenho
Compartilhar:

Você sabia que só de olhar para um pneu é possível apontar todas as suas medidas e características sem precisar ser um expert no assunto? Todos os pneus já saem de fábrica com uma sequência impressa de letras e números que comunicam suas medidas e algumas informações adicionais extremamente importantes. Se você tem dúvida sobre o que significam, neste artigo a gente explica como ler um pneu e saber se ele é o modelo certo para o seu veículo.

Como ler um pneu


Agora que você já viu onde fica cada informação, vamos ver com mais detalhes o que significa cada código, pegando como exemplo um pneu radial.

Medidas do pneu

Largura do Pneu

O primeiro número que aparece indicado no pneu, lendo da esquerda para direita, é a sua largura, medida em milímetros (mm) no caso dos pneus radiais. No caso dos pneus diagonais, esta medida se apresenta em polegadas (1 polegada = 25,4 mm). Essa medida serve para o motorista identificar se o pneu se adequa corretamente na roda do veículo. No exemplo acima, de um pneu radial, a largura seria 460mm.

Altura do pneu

O segundo número, após a barra, indica a altura do pneu. No exemplo acima, é o número 85. Mas o que isso quer dizer? Ele é uma indicação de que a altura da parede do pneu é uma porcentagem do valor da largura do pneu. Ou seja, 85% de 460mm. Logo, a altura desse pneu seria de 391mm aproximadamente.

Tipo de construção

O tipo de construção do pneu é indicado por uma letra logo após da indicação da altura. A indicação da letra R significa que a construção é radial. A outra possibilidade é a construção diagonal, indicada por um traço (-). Para saber tudo sobre a diferença entre os dois tipos de pneu, acesse aqui.

Diâmetro do aro

O diâmetro é a medida diagonal entre as extremidades do diâmetro interno. Esse valor é expresso em polegadas e indica o tamanho da roda. No exemplo que demos acima, o pneu serviria para uma roda com aro 34.


Capacidade de carga e índice de velocidade

Entendidas as medidas, outras informações adicionais extremamente importantes são a capacidade de carga e o índice de velocidade.

A capacidade de carga trata-se do que um pneu é capaz de suportar em carga, ou seja, quanto de peso este pneu pode carregar com qualidade e segurança garantida. No caso dos pneus diagonais, a unidade de medida é a sigla PR (Ply Rating, em inglês). No caso dos pneus radiais, fala-se em índice de carga (IC). Quanto maior o número da PR (diagonais) ou do IC, mais carga o pneu suporta. Este número vem sempre após a sequência de medidas do pneu, no caso dos diagonais, acompanhado da sigla PR e no caso dos radiais, apenas o número sozinho.

Índice de carga em pneus diagonais – medida Ply Rating

Os pneus radiais, e alguns diagonais também, comportam na sua descrição o índice de carga (número) e também o índice de velocidade (letra ou letra com número).

Índice de carga e velocidade em pneus radiais – medida IC (índice de carga)

Para identificar a carga e a velocidade correspondentes aos índices que acompanham a medida, é necessário consultar as tabelas de índice de carga e velocidade. No exemplo acima, o índice de carga de 166 indica que o pneu suporta 5.300 kg e o índice de velocidade A8 equivale à velocidade de 40 km/ hora.

Índice de carga
Índice de velocidade

Tube Type e Tube Less

A sigla final que pode ser encontrada na descrição dos pneus, depois da medida e dos índices de carga e velocidade, pode variar entre TL (Tube Less), que indica ser um pneu sem câmara de ar, ou TT (Tube Type), que indica os pneus em que é obrigatório o uso de câmara de ar. Vale ressaltar que, atualmente, toda a linha de pneus radiais da Titan já é Tube Less, para o cliente não precisar se preocupar em colocar câmara de ar. Este tipo de pneu conta com uma camada interna de borracha, chamada de Liner, que faz o papel da câmara de ar.

Gostou de saber tudo sobre como ler um pneu sem dificuldade?
Se sim, compartilha com aquele colega que também vai gostar de saber.

Sem Comentários

Deixe uma resposta